Slider

VÍDEO: Antonino de Sousa: “regresso do S. Martinho é uma grande alegria”

FOTO: Armindo Mendes

O presidente da Câmara de Penafiel, Antonino de Sousa, disse hoje que “o regresso do S. Martinho é motivo de grande alegria para Penafiel e para todos”.

As declarações do autarca foram proferidas aos jornalistas, na sessão de abertura oficial da Feira de São Martinho 2021.

Na Quinta de Puços, junto à tenda gigante de prova de vinhos, artesanato e gastronomia, Antonino de Sousa referiu que, depois da paragem do certame em 2020, devido à pandemia da covid 19, este ano “vai ser possível o convívio e celebrar a feira” em condições, “minimamente asseguradas para que não haja nenhum problema do ponto de vista sanitário”.

Dando exemplos de medidas que a organização adotou para “dar maior segurança aos visitantes” na Feira de S. Martinho deste ano, o presidente indicou que o maior ajuste foi feito na área da prova de vinhos.

FOTO: Armindo Mendes

Em vez da presença das várias adegas cooperativas da região, há um único vinho, denominado de “Vinho de S. Martinho de Penafiel” e onze locais onde as pessoas podem comprá-lo.

“Não vamos ter as pipas do vinho das adegas cooperativas, porque esse poderia ser um facto de insegurança e de perturbação”, disse.

Quanto ao resto da feira, observou ainda o autarca penafidelense, “vai ser igual à dos anos anteriores”.

“Aquilo que fizemos para este certame é replicar as recomendações da Direção Geral da Saúde, portanto recomendamos a utilização da máscara e que, dentro do possível, se evitem excessos de aglomerações”, anotou.

Lembrando que o S. Martinho “é uma das maiores referências no concelho e na região” e uma feira que tem “um impacto muito grande na economia, não apenas do concelho, mas de toda a região, porque é muito negócio que se faz”, o líder do Município de Penafiel admitiu ter a expectativa de que “vai ser possível ir ao S. Martinho com diversão e sem comprometimento das regras de segurança”.

“Acho que os nossos concidadãos e visitantes vão sempre ter em conta a importância de terem cuidado para não haver nenhum risco e saborear tudo aquilo que o S. Martinho tem para oferecer e é muito”, concluiu Antonino de Sousa.

Foto: Armindo Mendes

A Feira de São Martinho de Penafiel decorre até 21 de novembro, no centro da cidade de Penafiel.

O certame conta com a presença de cerca de 600 feirantes.

Durante 11 dias, não faltarão as habituais castanhas assadas, provas de vinho novo, comércio de vestuário e produtos agrícolas, gastronomia típica da região, artesanato, carrocéis, farturas e animação musical.