Slider

S. Martinho em Penafiel terá duas tendas de gastronomia e prova de vinhos

As alterações, indica autarquia, “vão permitir menos tensão no túnel de acesso no Largo da Ajuda e uma maior fluidez do público por vias alternativas”

Penafiel celebra, entre 10 e 20 de novembro, a secular festa de S. Martinho que, além dos habituais magustos, mostras de artesanato e de gado, terá, este ano, como novidades a abertura de novos acessos à Quinta de Puços e a instalação naquele local de duas tendas gigantes para gastronomia e prova dos vinhos, informou a Câmara Municipal.

 

As alterações, indica, em comunicado, a autarquia “vão permitir menos tensão no túnel de acesso no Largo da Ajuda e uma maior fluidez do público por vias alternativas”.

Os espaços, explica, funcionarão das 10:00 às 00:00, exceto de 14 a 17 de novembro, que terá um horário das 11:30 às 23:00. 

“Nas ruas, os transeuntes devem tomar atenção à sinalética que indicará os melhores caminhos para chegar às provas dos vinhos e à tenda gastronómica”, salienta o Município.

O ponto alto do programa, daquela que “é uma das maiores feiras comerciais do distrito do Porto”, visitada por milhares de pessoas anualmente, será a 11 de novembro, Dia de São Martinho e feriado municipal, com a realização, pelas 10:00, da Eucaristia Solene em honra de S. Martinho, na Igreja Matriz, seguida pela Procissão com o andor do Santo Padroeiro (11:00). 

 

 

Nos dias 11, 13 e 20, pelas 17:00, realizam-se os tradicionais magustos de São Martinho, onde a castanha é rainha, junto à Quinta de Puços. 

A mostra e venda de artesanato vai morar, mais uma vez, no Largo da Misericórdia e encontrar-se-á aberta nos dias 10, 11,13, 19 e 20, das 10:00 às 20:00. Enquanto que, de 14 a 18 de novembro, apenas abrirá de tarde, das 14:00 às 20:00. 

A mostra de gado bovino no dia 10, e de gado equídeo, no dia 11, decorrem no Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel. Local, onde, de 11 a 13, realizar-se-á a Rota Motard de São Martinho, organizada pelo Moto Clube Vale do Sousa, com o apoio da Câmara Municipal de Penafiel. 

Já o Campo da Feira vai encher-se novamente de muitas distrações para miúdos e graúdos, desde restaurantes até aos carrosséis.