Slider

Penafiel tem quatro novos trilhos que percorrem nove freguesias

O Município de Penafiel apresentou, hoje, na Aldeia Preservada de Quintandona, em Lagares e Figueira, os primeiros quatro trilhos pedestres de um projeto que visa aumentar o número de percursos pedonais no concelho para “atrair gente, divulgar o território e desenvolver a economia local”.

 

Os novos percursos, com uma extensão global de 45 quilómetros em nove freguesias, foram apresentados hoje, no arranque da Semana Europeia do Desporto, mas já estão disponíveis à população há alguns meses, tendo já sido percorridos “por milhares de pessoas este verão”, referiu o vereador do desporto Pedro Cepeda, na cerimónia de apresentação.

Criados em 2021, os novos trilhos pedestres atravessam diversos monumentos históricos, moinhos de água, ribeiros, cascatas, fontanários e baloiços do concelho.

Entre os exemplos dos pontos de passagem estão as Aldeias Preservadas de Quintandona e Cabroelo, o Engenho do Azeite de Sebolido, a Serra da Boneca, o Cais de Entre os Rios e o Centro de Interpretação da Escultura Românica, em Abragão.

“São percursos encantadores, com paisagens extraordinárias. Conjugam a serra com o rio, as mais rurais com as do ponto de vista patrimonial muito ricas e portanto, são percursos verdadeiramente inspiradores”, acrescentou o autarca.

Com a particularidade de serem desenhados para todas as idades” os percursos estão classificados desde fácil, a moderados e difíceis.

Disponibilizam, também, dispositivos e suportes de informação, físicos e eletrónicos, e, no seu início e fim, existem infraestruturas de apoio.

Representando um investimento municipal de cerca de 75 mil euros, os novos trilhos estão homologados pela Federação Portuguesa de Campismo e Montanhismo.

Os trilhos agora apresentados representam “um primeiro pacote” de um conjunto mais alargado de percursos que o município pretende desenvolver no concelho, “aproveitando as margens do rio Cavalum, mas também do rio Sousa e toda a zona Norte do concelho” revelou, ainda, o autarca.

Os novos trilhos:

“Quintandona Terra de mil cores, festas e sabores” (PR11), com 10,4 quilómetros, localizado na freguesia de Lagares e Figueira

“Moinhos da Capela e Moinhos de Cabroelo” (PR7), com 8,3 quilómetros, localizado na freguesia da Capela

“A Boneca, o baloiço e o Douro” (PR5), com 8,8 quilómetros, localizado na freguesia de Sebolido

“Via Panorâmica do Tâmega” (PR4), com 16 quilómetros, início na localidade de Entre os Rios (Eja), fim em Abragão e passagem pelas freguesias de Rio de Moinhos, Boelhe, Luzim e Vila Cova.