Slider

Penafiel incentiva troca de equipamentos elétricos e eletrónicos por plantas e ecopontos

A Câmara de Penafiel vai incentivar a comunidade a trocar pequenos equipamentos elétricos e eletrónicos por plantas e ecopontos, para assinalar o Dia do Ambiente, informou fonte da autarquia.

 

A iniciativa vai decorrer entre 01 e 05 de junho.

Em comunicado, a autarquia explica que os equipamentos devem ser entregues nas instalações do Ecocentro e Horto Municipal, na zona industrial n.º 2, em Penafiel, para serem “encaminhados corretamente para reciclagem, minimizando o impacto desses resíduos para o ambiente”.

A iniciativa, desenvolvida pelo pelouro do Ambiente da Câmara Municipal de Penafiel, faz parte de um conjunto de eventos que a autarquia vai realizar ao longo do mês de junho, no âmbito das celebrações do Dia Mundial do Ambiente, comemorado a 5 de junho.

 

Câmara promove três “webinars” dedicados ao ambiente

A programação das comemorações do Dia Mundial do Ambiente conta, ainda, com três “webinars” dedicados à temática.

No dia 01 de junho, às 18:00, Joaquim Jesus da Universidade de Trás os Montes e Alto Douro abordará o tema “Conservação de Ecossistemas Fluviais”.

E no dia 02 de junho, Elsa Rocha, da divisão do Ambiente da Câmara Municipal de Penafiel, promove dois “webinars”. Às 16:30 com “Saiba onde para o nosso lixo!” e as 18:00 com “Como evitar o desperdício alimentar”.

A Câmara Municipal Penafiel lançou, também, o desafio “Jardins em Movimento”, uma 2.ª edição subordinada ao tema “Os rios de Penafiel”.

Esta iniciativa dá oportunidade às escolas e Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho de conceberem jardins em suporte móvel e que possam estar expostos nos jardins e passeios da cidade, usando plantas/flores naturais ou privilegiar a reciclagem/reutilização de materiais.

O resultado final será conhecido no dia 04 de junho, às 15:00, com a exposição “Jardins em Movimento”, na Avenida Egas Moniz, em frente ao Jardim do Calvário.

No dia 05 de junho, Dia Mundial do Ambiente, às 11:00, o Município vai promover o evento “Leitura no Jardim do Clavário”, destinado às crianças.