Slider

Penafidelense Nuno Araújo subiu ao pódio do Europeu de Rallycross

Nuno Araújo, ao volante de Audi A1 S1600 da equipa Volland Racing KFT, conquistou o terceiro lugar na prova portuguesa do Campeonato da Europa de Rallycross RX3 (Euro RX3), disputada no passado fim de semana em Montalegre.

 

Esta foi a estreia do piloto natural de Penafiel no pódio do Europeu de RX3, ele que este ano disputa todo o campeonato.

Quando falta disputar apenas uma prova, na Alemanha, Nuno Araújo ocupa o quinto lugar do campeonato com 34 pontos. O Euro RX3 é liderado pelo piloto alemão Kobe Pauwels, com 76 pontos, que assegurou em Montalegre a conquista do título europeu.

Nuno Araújo estreou-se no ralicross em 2016 ao volante de um Peugeot 106, seguindo-se a presença na categoria Super 1600 ao volante de Citroen C2 em 2017. Em 2021 alinhou em Montalegre ao volante de um Audi A1 onde conseguiu um quinto lugar, o que lhe permitiu assegurar a presença em 2022 no Campeonato Europeu RX3.

O circuito de Montalegre voltou a receber o Campeonato do Mundo FIA de Rallycross, com a estreia em Portugal dos novos carros totalmente elétricos da categoria rainha, capazes de acelerar dos 0 aos 100 km/h em menos de dois segundos.

Nas Terras do Barroso, Niclas Gronholm, em PWR RX1e, foi o mais rápido quebrando a hegemonia de Johan Kristoffersson, seguido pelo noruegês Ole Christian Veiby, piloto vindo dos ralis, e que já venceu uma edição do Rali Terras D’Aboboreira.

 

Hélder Quintela