Slider

Paredes: Torneio internacional de andebol realiza-se de 13 a 17 de julho com 3.700 atletas

O concelho de Paredes acolhe, entre os dias 13 e 17 de julho, a terceira edição do Paredes Handball Cup, torneio internacional de andebol que contará com a participação de mais de 3.700 atletas em representação de 330 equipas oriundas de sete países, informa fonte autárquica.

 

A competição, que envolve as vertentes de andebol indoor e andebol de praia, contará com um total de 689 jogos disputados em 15 pavilhões das várias freguesias do concelho, e num recinto exterior composto por três campos de areia, localizado no Parque da Cidade explica a Câmara de Paredes, em comunicado.

Portugal, Espanha, Reino Unido, Chile e Dinamarca são os países já confirmados. A presença da Argélia e Nigéria ainda está pendente de vistos, acrescenta.

Nesta edição, acrescenta, estarão, ainda, presentes equipas federadas, escolas e seleções masculinas e femininas, abrangendo todos os escalões (desde sub 12 a masters).

A organização do evento está a cargo da Câmara de Paredes, em parceria com a Federação de Andebol de Portugal, a Associação Andebol do Porto, o Instituto Português da do Desporto e Juventude (IPDJ) e dos clubes e associações locais como o Altis Clube de Paredes, o Clube Andebol Baltar, a Casa do Povo da Sobreira, a Promov Rebordosa Andebol, Sport Clube Nun`Álvares e Clube Gandra Andebol.

Segundo a autarquia, o apoio logístico será realizado por cerca de 200 voluntários.

O Município investe cerca de 100 mil euros no Paredes Handball Cup’22, evento que, salienta, “deverá atrair mais de 10 mil pessoas e que representa um retorno económico significativo para o comércio local, hotelaria e restauração”.

Alexandre Almeida, presidente do Município de Paredes, citado na nota informativa, congratula-se pelo regresso após dois anos de paragem forçada “do maior e mais relevante evento do andebol nacional”.

“Tratando-se de uma competição internacional permite-nos ir ao encontro da promoção do concelho e da política desportiva da Câmara Municipal, fomentando o desenvolvimento desportivo e social dos clubes e atletas” refere o edil. E acrescenta:

“Esta é também uma oportunidade de dinamizar as nossas infraestruturas desportivas, promover o desporto e o território. Este evento ganha maior notoriedade e importância pelo facto de atrair a Paredes milhares de atletas e visitantes de vários países que, para além da competição, podem desfrutar do turismo, da cultura, do património e da nossa gastronomia”.

O Paredes Handball Cup’22 acontece nas mesmas datas em que decorrem as Festas da Cidade de Paredes.