Slider

Paredes: Festival de Artes em Madeira promove quatro roteiros temáticos pelo concelho

O Festival de Artes em Madeira, que decorre em Paredes entre 24 de setembro e 09 de outubro, promoverá quatro roteiros temáticos que pretendem levar os visitantes a “viajar pelo mundo da madeira e do mobiliário” do concelho, informa fonte autárquica.

 

O primeiro realiza-se no sábado, dia 24, pelas 08:30, no Centro de Formação Profissional das Indústrias da Madeira e Mobiliário (CFPIMM), em Lordelo e marcará a abertura da 1ª edição do evento, indica a Câmara de Paredes, num comunicado no portal municipal.

A viagem “ao encontro da história da indústria do mobiliário em Paredes” segue até à freguesia de Rebordosa, com uma uma visita a uma empresa produtora de cadeiras e onde estará patente uma exposição de pintura de Agostinho Santos comemorativa dos 100 anos de Saramago.

O segundo roteiro, no dia 01 de outubro, prevê a visita a uma oficina da talha e igreja onde se destaca a Arte Sacra.

O itinerário do terceiro roteiro, no dia 02, contempla a Rota dos Engenhos e dos Serradores com um curto percurso por uma área de floresta, onde será possível encontrar a matéria-prima para a indústria do mobiliário.

O quarto roteiro, no dia 08, fará o percurso do “Tronco à Cadeira”, onde os participantes são convidados a recuar no tempo, voltando ao início do trabalho da madeira em Paredes, quando as cadeiras eram dos produtos mais produzidos no território.

Os roteiros são gratuitos, mas limitados a inscrição prévia no site festivaldasartesemmadeiradeparedes.pt ou formulário no site do Município de Paredes, anota.

A 1.ª edição do certame, promovida pela Câmara Municipal, promoverá, ao longo de 16 dias, dezenas de atividades, nomeadamente espetáculos, exposições, roteiros e oficinas artísticas, entre outras.