Slider

Paredes: Associação Juventude Académica de Vila Cova vai editar um livro sobre a freguesia

A Associação Juventude Académica de Vila Cova, na antiga freguesia do concelho de Paredes, vai editar um livro sobre a terra, avançou ao Penafiel Magazine o presidente da direção daquela coletividade.

 

“Já começamos a convidar pessoas para participar no projeto”, explicou Manuel Leal que garante estar apostado em “desenvolver a área cultural e recreativa da coletividade” que tem uma matriz desportiva e que celebra, este ano, meio século em anos de atividade.

Criada em 1971, a Juventude Académica de Vila Cova de Carros constitui-se como associação em 1984.  Durante quase meio século dedicou-se, sobretudo, à prática de futebol amador.

Detentor de um campo de futebol próprio, o clube paredense filiou, na presente época de 2021/2022, uma equipa sénior masculina no campeonato do Inatel.

Na área desportiva, tem ainda uma equipa de futsal feminino que está em formação.

“Vamos tentar competir no próximo ano”, manifestou o líder da direção, avançando que há também a intenção de” formar uma equipa de veteranos”.

Os projetos futuros, assegura Manuel Leal, “são muitos”. Mas a grande aposta, salienta, será na “parte cultural”.

“Queremos fazer desfolhadas e vindimas à moda antiga. Queremos desenvolver danças de salão e queremos promover caminhadas pela freguesia”, exemplificou.

O objetivo, afiança, o presidente da Juventude Académica de Vila Cova é “chamar gente à terra” e ao mesmo tempo, “reativar a coletividade que estava praticamente parada”.

“Somos uma freguesia pequenina, mas temos ideias e muita vontade de fazer coisas”, concluiu.

 

50º aniversário foi celebrado no fim de semana

 

Os festejos do 50º aniversario iniciaram na sexta feira, dia 15, com uma missa, pelas 20:00, em memória dos sócios falecidos, atletas e diretores.

No sábado, pelas 14:00, decorreu a apresentação da equipa de futebol e os novos equipamentos para a disputa do campeonato Inatel.

Seguiu-se o descerrar de uma placa comemorativa do meio século da associação. Cantaram-se os parabéns e realizou-se o primeiro jogo da competição com a AJEF Hernâni Gonçalves, onde a equipa da casa venceu por 2-0.

À noite, decorreu um jantar que contou com a participação de cerca de 70 pessoas.

No domingo, para encerrar as celebrações, realizou-se a “I Caminhada dos Trilhos de Vila Cova”, numa distância de cinco quilómetros e onde marcaram presença cerca de 80 pessoas.