Slider

Paredes acolhe competição nacional Bombeiro de Ferro

A cidade de Paredes recebe, no último fim de semana do mês, dias 28 e 29, a competição nacional Bombeiro de Ferro 2022, promovida pela Federação de Bombeiros do Distrito do Porto, que contará com a participação de cerca de 250 soldados da paz, informou o presidente da direção da organização.

 

José Morais, explicou ao Expresso de Penafiel, que, na versão portuguesa do evento internacional “Fire fighter alive”, os soldados da paz “colocarão a nu as suas capacidades e darão a conhecer à população algumas das atividades físicas, técnicas e psicológicas inerentes ao desempenho da sua missão”.

“A ideia passa também por ser um espaço de partilha, união e convívio entre os bombeiros de todo o país”, salientou.

A competição, detalhou, “divide-se em quatro estações (espaços)”, sendo que três estarão localizadas no interior do quartel dos Bombeiros Voluntários de Paredes e uma, no exterior, numa rua traseira às instalações da associação humanitária.

“Utilização de mangueiras e colocações de escadas”, anotou, são alguns exemplos de tarefas, que serão realizadas nas provas que, no sábado, serão disputadas a nível individual, e, no domingo, por equipas.

O público em geral, assinalou, ainda, o dirigente associativo, vai poder assistir a tudo, em formato de espetáculo, uma vez que, explicou, o evento tem também o propósito de “aproximar a população às instituições bombeiros”.

“As pessoas, de forma genérica, já apreciam o trabalho dos bombeiros, porque são quem os socorre nos momentos de aflição, mas nós queremos que essa relação de proximidade seja ainda mais acentuada, que possam vir ao quartel, estejam próximas e partilhem o convívio com aqueles que diariamente estão ao seu serviço”, manifestou.

Sobre o facto de Paredes ter sido a localização escolhida para a realização do Bombeiro de Ferro 2022, o também comandante da corporação local, considera que, apesar de se tratar de “um desafio”, visto que, “a estrutura da prova requer uma capacidade de organização logística grande”, o evento acaba por ser importante para “a divulgação daquilo que é o nome dos Bombeiros de Paredes e para atrair mais pessoas ao concelho”, referiu.

Depois de ter sido realizada, durante sete edições, na cidade do Porto, a competição Bombeiro de Ferro decorreu, em 2021, na Póvoa de Varzim.

A 9ª edição terá, então, como palco Paredes e, revela, ainda, a organização, “tudo indica que a próxima seja em Vila Nova de Gaia”.