Slider

JORNADAS EUROPEIAS PATRIMÓNIO PARTILHAM MEMÓRIAS NA REGIÃO

[eltdf_dropcaps type=”normal” color=”” background_color=””]A[/eltdf_dropcaps] Rota do Românico volta a associar-se às comemorações das Jornadas Europeias do Património, nos dias 28, 29 e 30 de setembro. Em pleno Ano Europeu do Património Cultural, e tendo como palco o Centro de Interpretação que abrirá ao público no próximo dia 27 de setembro, a Rota do Românico vai assinalar umas Jornadas subordinadas ao tema Partilhar Memórias, com a dinamização de visitas guiadas, teatro, exposições e diversas oficinas temáticas.

Além desta iniciativa, estão programadas para os mesmos dias outras atividades paralelas ao evento, que serão gratuitas e abertas à comunidade, e decorrerão em imóveis que integram a Rota do Românico. Neste âmbito, em Amarante ocorrerá a atividade “Um Café COM(sigo): venha ser ouvido”, das 9h30 às 13h00, que terá lugar nos dias 28 (Mosteiro de São Martinho de Mancelos), 29 (Mosteiro do Salvador de Travanca), e 30 (Igreja do Salvador de Real) deste mês.  A comunidade será desafiada a partilhar memórias, experiências e o seu conhecimento em formato de histórias, lendas, fotografias, objetos, entre outros. Esta partilha relativa a cada um dos monumentos será registada em vídeo/foto, que será apresentada nesses mesmos dias, às 21h30, em “Um Café COM(sigo): venha ouvir”.

Também no dia 30, domingo, entre as 10 e as 13 horas, o Município de Lousada, sob o mote “Memórias e Documentos – O Românico em Lousada”, vai realizar visitas guiadas à Igreja de Aveleda, à Ponte da Veiga e à Torre de Vilar, acompanhadas de apontamentos de recriação histórica.