Slider

Freguesia de Urrô celebra romaria de São Simão esta sexta-feira

Com o seu ponto alto a 28 de outubro, o  S. Simão, em Urrô, recorde-se, é uma festa com matriz religiosa, mas que contém, também, a vertente profana

A freguesia de Urrô celebra, esta sexta feira, dia 28, a secular romaria de S. Simão, em “moldes pré pandemia”, adiantou ao Expresso de Penafiel, o pároco local.

 

A festa, que é uma das tradições mais conhecidas do concelho de Penafiel, à qual, todos os anos, se dirigem milhares de fiéis para “pagar as suas promessas” ao santo apostólico de Cristo padroeiro dos cravos, terá celebrações eucarísticas às 08:30, 11:00 e 16:00.

Depois de, nos dois últimos anos, terem   sido realizadas em formato campal, devido “às cautelas” que a pandemia da covid 19 exigia, as missas “regressam, este ano, ao interior da Capela”, disse o padre António Maria Silva.

Além disso, indicou ainda o líder da paróquia local, “os vendedores dos mais diversos produtos e barraquinhas de comes e bebes voltam a marcar presença nas imediações da capela”.

“Já há oito dias que há lá muita gente a tentar fazer os seus negócios”, expressou, salientando que, “a festa decorrerá nos moldes tradicionais que acontecia antes da pandemia”

Com o seu ponto alto a 28 de outubro, o  S. Simão, em Urrô, recorde-se, é uma festa com matriz religiosa, mas que contém, também, a vertente profana.

A romaria, que começa a ser celebrada em meados de outubro e termina nos inícios de novembro, com o designado “S. Simão pequenino”, tem, durante esse período, missas aos domingos, pelas 12:00, na capela situada no cimo do monte.