Slider

Festividades do Corpo de Deus regressam a Penafiel

A cidade de Penafiel vai voltar a celebrar, entre 09 e 18 de junho, a secular festa do Corpo de Deus, com um leque diversificado de atividades sagradas e profanas, informou fonte autárquica.

 

Depois de dois anos de interregno da presença do público, devido à pandemia da covid 19, o certame voltará ao figurino habitual com a realização do Cortejo do Carneirinho, a Cavalhada e a Majestosa Procissão, destaca a autarquia, em comunicado.

Celebrado desde 1540, o Corpo de Deus, em Penafiel, trata-se de um certame “detentor de um vasto e riquíssimo património histórico e natural, com características únicas no país”, salienta o município.

O tradicional Cortejo do Carneirinho é um desfile único no país, instituído pelos alunos das escolas de Penafiel desde finais do século XIX, em que cada turma desfila pelas principais ruas da cidade com o seu carneirinho devidamente adornado.

O ponto de partida será  o Campo Conde de Torres Novas, popularmente conhecido com Campo da Feira, e no final, como já vem sendo habitual, o animal será oferecido aos professores, num gesto simbólico de agradecimento e respeito.

Por outro lado, a Cavalhada parte em desfile, num carro puxado por uma parelha de cavalos, que transportará a Figura da Cidade até à Câmara Municipal de Penafiel,

No decorrer deste desfile vão atuar os bailes tradicionais, nomeadamente, o Baile dos Ferreiros, Baile dos Turcos, Baile das Floreiras, Baile dos Pausinhos e Baile dos Pedreiros.

Estas performances, lembra a autarquia, continuam a atrair muitos visitantes à cidade e recuperam a tradição das antigas “danças e invenções” que, séculos antes, constituíam a obrigação das corporações de ofícios.

O cartaz completo das festividades pode ser consultado no portal da Câmara de Penafiel.