Slider

Ex-atleta Fernanda Ribeiro apadrinha caminhada de sensibilização para o cancro da próstata

A antiga atleta penafidelense e campeã olímpica, Fernanda Ribeiro, vai ser a madrinha da caminhada “Novembro Azul”, que o Serviço de Urologia do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), vai promover, no sábado, dia 12, com o objetivo de sensibilizar para a prevenção do cancro da próstata, informa fonte hospitalar.

 

A iniciativa terá início, pelas 09:00, no Hospital Padre Américo, em Penafiel, e termina no centro da cidade, na Feira de São Martinho, onde será disponibilizada informação sobre os fatores de risco e prevenção do cancro da próstata, indica o CHTS em nota de imprensa.
“O percurso será feito pelo Rio Cavalum e todos podem participar”, acrescenta.
O cancro da próstata, recorda o CHTS, “é o tumor maligno mais frequente nos homens, diferenciando-se dos outros tipos de cancro pela sua lenta evolução e tardia manifestação dos primeiros sintomas. Detetá-lo numa fase precoce é, por isso, essencial para melhores resultados do tratamento”.

“De acordo com informação divulgada pela Liga Portuguesa Contra o Cancro, em Portugal, durante o ano de 2020, estima-se que tenham surgido 6.759 novos casos de cancro da próstata. As estimativas para o ano de 2040 indicam que esse número poderá chegar aos 8.216”, especifica.

“Novembro Azul” é um movimento mundial que pretende aumentar a consciencialização para a prevenção do cancro da próstata, incentivando e encorajando os homens para a consulta médica, realização de exames regulares, autoexame e tratamento, lê-se no comunicado.