Slider

Escolas de Paredes e Penafiel distinguidas em concurso sobre tradições populares da Rota do Românico

A turma A do 3.º ano do Centro Escolar de Bitarães, Paredes, conquistou o 1.º lugar, na categoria Ilustração do concurso escolar Tradições Populares, promovido pela Rota do Românico.

 

A turma C do 6.º ano da Escola Básica 2,3 de Penafiel Sudeste, de Cabeça Santa, recebeu uma menção honrosa, na área da criação literária.

A distinção dos trabalhos dos alunos dos estabelecimentos escolares de Paredes e Penafiel integra uma lista de 12 prémios atribuídos na terceira edição da competição à comunidade escolar, do ensino pré-escolar ao secundário, dos 12 municípios do Sousa, Douro e Tâmega abrangidos pela Rota do Românico.

A cerimónia decorreu na sexta-feira, dia 03, no Centro de Interpretação do Românico, em Lousada.

Segundo informa, em comunicado, a organização, o concurso escolar recebeu um total de 57 trabalhos, nas categorias de Ilustração, Criação literária e Fotografia, que envolveram 1036 alunos, 40 docentes e 23 estabelecimentos de ensino.

O concurso Tradições Populares na Rota do Românico desafiou os estudantes a explorar, de forma criativa, o seu vasto património imaterial.

O júri, constituído pela ilustradora Abigail Ascenso, pelo escritor Miguel Gomes e pelo fotógrafo Luís Barbosa, valorizou particularmente os trabalhos que melhor estabeleceram a ligação do citado património aos monumentos da Rota do Românico.