Slider

DESCONTOS 50% NAS PORTAGENS A4, A41 E A42 A PARTIR JULHO 2021

As portagens na Auto-Estradas 4, A41 e A42 vão beneficiar, a partir do dia 1 de julho de 2021, de descontos 50% no valor da taxa de portagem, aplicável em cada transação. O desconto ascende a 75% no valor da taxa de portagem aplicável em cada transação para veículos elétricos e não poluentes.

Antes, e logo a partir do primeiro dia do novo ano, os mesmos descontos de 50% por transação para veículos normais e 75% para elétricos e não poluentes, passam a ser aplicados nas autoestradas A22, A23, A24 e A25, que integram, respetivamente, as concessões do Algarve, da Beira Interior, do Interior Norte e da Beira Litoral/Beira Alta.

Este foi o resultado das votações na especialidade do Orçamento do Estado para 2021, viabilizando algumas das propostas apresentadas pelo PSD, contra a vontade do PS. A par dos socialistas, no voto contra as propostas do PSD, esteve o deputado da Iniciativa Liberal, o PAN absteve-se e os restantes grupos parlamentares e deputadas não inscritas votaram favoravelmente.

Inicialmente estas medidas apresentadas pelos social-democratas foram votadas em comissão, mas posteriormente votadas e algumas delas aprovadas em plenário da Assembleia da República durante a discussão e votação do Orçamento de Estado para 2021. Refira-se que o PS e o Governo apelaram a que estas propostas não fossem aprovadas, mas mesmo assim as medidas passaram.

Recorde-se que o Governo anunciou, no final de outubro, um desconto de 25% nas ex-SCUT, aplicado desde o oitavo dia de utilização mensal, para os veículos de classe 1 e 2 em algumas portagens, a partir de 1 de janeiro de 2021. Avançaram também com um aumento do desconto para os veículos de transporte de mercadorias, bem como um alargamento ao transporte de passageiros. Este desconto contempla, na região, a A4 – Subconcessão AE transmontana e A4 – Túnel do Marão.