Slider

Capoulas Santos será um dos novos confrades de honra do presunto e da cebola do Tâmega e Sousa

O antigo ministro da agricultura, Capoulas Santos, será um dos seis novos Confrades de Honra que vão ser entronizados, no dia 27, no VIII Capítulo de Entronização da Confraria do Presunto e da Cebola do Tâmega e Sousa (CPCTS), disse hoje ao Expresso de Penafiel fonte da organização.

 

Com o atual deputado à Assembleia da República vão tornar-se, também, “embaixadores de honra” dos produtos gastronómicos da região o chefe de cozinha Vítor Oliveira, a empresa Edilages, a Caixa de Crédito Agrícola de Penafiel e as juntas de Freguesia de Paço de Sousa e Guilhufe e Urrô, revelou Joaquim Ferreira, grão-mestre da confraria.

Na cerimónia capitular, que terá lugar pelas 11:30, na Igreja da Misericórdia de Penafiel serão igualmente entronizados catorze novos Confrades Cavaleiros.

Também em declarações ao Expresso de Penafiel, o vice-grão-mestre Manuel Fernando explicou que o atual número de entronizações será inferior ao de anos anteriores (cerca de 40) “para que o cerimonial não se torne desgastante para as pessoas que estão a assistir”.

O programa do VIII Capítulo de e Entronização da Confraria do Presunto e da Cebola do Tâmega e Sousa inicia às 09:30, com uma concentração e pequeno almoço na Praça da República, situada nas traseiras da Biblioteca Municipal de Penafiel, e pelas 11:00 realizar-se-á o habitual cortejo apeado em direção à Igreja da Misericórdia.

Após o cerimonial religioso, os confrades continuarão o desfile pelas ruas da cidade de Penafiel, até à zona do Sameiro, onde se desenrolará, pelas 14:00, o almoço do capítulo, numa unidade hoteleira.

“O desfile é um momento que dá bastante brilhantismo ao capítulo. É muitíssimo bem organizado e mobiliza os olhares e a curiosidade de muita gente”, salientou o confrade, acrescentando que o cortejo será integrado, também, por várias confrarias oriundas de outros pontos do país, assim como por uma Embaixada de Confrarias da zona de Bordéus, França, e de confrarias de Espanha.

Para o final da tarde, está agendada uma saída em cortejo até ao recinto da Feira Agrícola do Vale do Sousa (Agrival), onde, pelas 18:00, decorrerá, na Praça da Gastronomia, uma prova de vinhos para confrades.

Fundada a 05 de abril de 2013, a Confraria do Presunto e da Cebola do Tâmega e Sousa tem como missão a defesa, o prestígio, a valorização, a promoção, a preservação, a divulgação e a consolidação da qualidade do presunto e da cebola, dois produtos endógenos da região.

Atualmente, a instituição conta com cerca de 280 associados.