Slider

Câmara Municipal avança com programa de exercício físico para diabéticos

A participação é gratuita, mas só poderão realizar as aulas, os doentes referenciados pelos médicos e enfermeiros dos Centros de Saúde de Penafiel

A Câmara de Penafiel anunciou que vai iniciar, no concelho, um programa comunitário de exercício físico, de cariz nacional, designado “Diabetes em Movimento”, dirigido a pessoas com diabetes tipo 2.

 

A iniciativa é promovida em parceria com o Agrupamento de Centros de Saúde Tâmega II – Vale do Sousa Sul e consiste numa “intervenção multidisciplinar” que pretende “proporcionar uma solução concreta e efetiva de atividade física para [aquela] população”, salienta, em comunicado, a autarquia.

As sessões de exercício físico e de educação para a saúde vão decorrer até junho de 2023, às segundas, quartas e sextas feiras, entre as 14:30 e as 16:00, no Pavilhão Municipal Fernanda Ribeiro, e serão dinamizadas por profissionais do exercício físico e por enfermeiros.

A participação é gratuita, mas só poderão realizar as aulas, os doentes referenciados pelos médicos e enfermeiros dos Centros de Saúde de Penafiel.

A diabetes, recorda, o Município de Penafiel, “é um dos principais problemas de saúde pública do nosso país (há cerca de um milhão de pessoas com esta doença crónica em Portugal) e a atividade física é um dos pilares do tratamento”.

A coordenação nacional do “Diabetes em Movimento” é realizada pela Direção-Geral da Saúde através do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física e do Programa Nacional para a Diabetes.