Slider

Bola e camisola do jogo da primeira subida aos nacionais do FC de Penafiel integrará espólio do Museu Municipal

A bola e uma camisola do jogo que, na época de1964/65, resultou na primeira subida do Futebol Clube de Penafiel aos escalões nacionais, vai integrar o espólio expositivo do Museu Municipal da cidade, informou fonte autárquica.

 

Os objetos foram cedidos ao Município de Penafiel pelo ex-jogador e capitão Silva Pereira, natural da freguesia de Eja, com “o objetivo de preservar a memória de um dos momentos mais brilhantes do FC Penafiel e da sua longa carreira”, indica a autarquia em comunicado nas redes sociais.

O cidadão honorário de 83 anos representou o Futebol Clube de Penafiel durante quase duas décadas e foi “um dos maiores símbolos do clube pela sua qualidade, reconhecimento e respeito no mundo do futebol”, recorda a autarquia.

“A sua qualidade como futebolista deu-lhe uma dimensão nacional que resultou em convites dos maiores clubes portugueses, aos quais sempre recusou, preferindo jogar pelo clube da sua terra até ao final da carreira”, acrescenta.

Pelo seu percurso desportivo e pelo seu comportamento, enquanto futebolista e capitão da equipa, a “Glória” do FC Penafiel foi reconhecida pela Federação Portuguesa de Futebol e Câmara Municipal de Penafiel com a atribuição da medalha de ouro da cidade.