Slider

Banda Musical de Paço de Sousa lança primeiro CD em agosto

O trabalho discográfico é o primeiro gravado em estúdio que a banda filarmónica penafidelense apresenta na sua história

A Banda Musical de Paço de Sousa, no concelho de Penafiel, apresenta, no dia 14 de agosto, pelas 21:30, no Salão Paroquial da freguesia, o seu primeiro CD.

 

“Banda Musical de Paço de Sousa – 80 Anos” é a denominação do álbum que pretende “marcar a efeméride dos 80 anos da banda”, avançou ao Expresso de Penafiel, o maestro e vice-presidente da coletividade.

 

 

“Este álbum foi projetado para a comemoração dos 80 anos da banda, que se assinalaram em 2021. Contudo, devido às condicionantes da pandemia, todo o processo logístico de gravação e de conclusão da obra, foram arrastados para 2022”, explicou Ricardo Soares.

 

Primeiro trabalho gravado em estúdio

 

O trabalho discográfico é o primeiro gravado em estúdio que a banda filarmónica penafidelense apresenta na sua história e constitui um “anseio antigo” da associação.

“O conteúdo é variado, no fundo para deixar também um testemunho do teor multifacetado que as bandas têm e a nossa também, com temas de várias origens e estilos”, referiu.

O maestro, revelou, ainda, que o CD contém “um arranjo inédito, de homenagem a Carlos do Carmo, com o tema “os Putos” e inclusão do coro polifónico da escola da banda”.

 

“Evento “simples e intimista”

 

Sobre a cerimónia de apresentação e lançamento público do álbum, Ricardo Soares, adianta que tratar-se-á de um evento “simples e intimista”, mas, acrescentou, “de grande valor sentimental”.

“Foi uma experiência pioneira e única para nós e queremos partilhar isso com os nossos associados, amigos e todas as entidades que, ao longo destes 80 anos,  nos ajudaram a chegar àquilo que somos hoje e onde estamos”, expressou, anotando que na iniciativa a banda fará “uma pequena execução” de algumas obras que estão incluídas no álbum.

 

Fundação foi em 1941

 

Fundada a 10 de agosto de 1941, a Banda Musical e Cultural de Paço de Sousa é atualmente composta por 70 elementos e dinamiza uma escola de música frequentada por cerca de 100 alunos.