Slider

ABRAGÃO SOLIDÁRIO EM TEMPOS DE PANDEMIA

As entidades, instituições e habitantes da freguesia de Abragão estão a unir-se para, em conjunto, superar os grandes desafios da grande crise sanitária que atravessamos, como forma de vencer o covid-19.

Numa mensagem dirigida aos abragonenses, José Manuel Sousa, presidente da junta de freguesia, elogiou o comportamento exemplar de todos os habitantes, pela forma como têm seguido as recomendações das autoridades de saúde, e explicou o trabalho que a junta tem feito para cumprir com a sua obrigação de servir e proteger a comunidade em tempos difíceis. “Começo esta minha intervenção por cumprimentar toda a comunidade e, em especial, felicitar aqueles que todos os dias são o exemplo neste momento complicado a nível de saúde pública. Todos sabemos que é extremamente importante cumprir com todas as recomendações das autoridades de saúde. As atitudes responsáveis salvam vidas e protegem os nossos. A Junta de Freguesia está desde o primeiro momento a acompanhar a situação, em estreita ligação com as autoridades de saúde e Câmara Municipal de Penafiel, com o objetivo de proteger a nossa comunidade”.

“Começámos desde logo a colaborar no cumprimento das recomendações impostas pelas autoridades com o fecho do Centro Escolar, pavilhão desportivo, espaço do cidadão e junta de freguesia. Adotámos várias medidas de prevenção que entendemos benéficas para a nossa comunidade. Reforçámos a lavagem e higienização em zonas de maior afluência como os casos dos passeios, contentores do lixo, zonas de paragem de transportes públicos, acessos a multibanco, agência bancária, e outros espaços públicos”.

“Durante esta semana a Junta de Freguesia está também a limpar e a higienizar o nosso cemitério de Abragão. Devido à impossibilidade legal das famílias acederem às campas dos seus entes queridos, regra imposta no âmbito do estado de emergência, os serviços da junta de freguesia estão a limpar as campas, recolhendo flores velhas, esponjas, velas. Conscientes de que atravessamos um momento muito sensível em todos os aspetos, e para confortar os familiares dos entes queridos sepultados no cemitério, a Junta de Freguesia decidiu colocar um pequeno vaso florido e uma vela junto de cada sepultura, para que esta Páscoa apesar de ser diferente das anteriores, tenha o mesmo conforto e a mesma paz de espírito”.

No seu comunicado, José Manuel Sousa descreveu o trabalho social desenvolvido na sua freguesia. “Fazemos parte, desde o primeiro momento, juntamente com o Centro Social e Cultural de Abragão, da Rede solidária COVID 19 “UBER”, projeto da Câmara Municipal de Penafiel, onde os mais desprotegidos contam com uma rede de entrega de bens essenciais e linha de apoio e estamos a colaborar com a Câmara Municipal de Penafiel no Plano Municipal de Apoio às Famílias e de Resposta ao Impacto do COVID – 19 na Economia Local –“Juntos Vamos Vencer”. Trata-se de um plano de apoio às famílias e de resposta ao impacto do Covid 19 na economia local composto por 25 medidas. Continuamos atentos e disponíveis para receber casos e reencaminha-los para os técnicos da ação social”.

“E neste âmbito social, é justo e importante destacar o fantástico trabalho que a nossa instituição de solidariedade social, em Abragão, está a fazer. Refiro-me, como sabem, ao Centro Social e Cultural de Abragão. Com a situação do covid-19, todos os utentes/idosos tiveram que voltar para os seus domicílios. Mesmo assim o Centro Social continua a prestar serviços e a chegar, diariamente, a cerca de 40 domicílios para assegurar alimentação, higiene (habitacional/pessoal/roupa), acompanhamento nas medicações, acompanhamento nas consultas, exames, pagamento de faturas (para os idosos não se deslocarem), transportes a mercearias e ao banco para os idosos levantarem reformas. Para além deste trabalho efetuado todos os dias, o centro social continua a apoiar várias famílias desprotegidas, com necessidade de alimentos, por falta de dinheiro ou por atravessar uma fase menos boas como situações de desemprego ou doença. Este trabalho é invisível aos olhos da comunidade, por se tratar de um serviço discreto e sem promoção, por questões de ética, respeito e privacidade”.

E é com o intuito de, dentro dos recursos disponíveis, apoiar os abragonenses num momento de maior dificuldade, que a junta de freguesia lança um plano solidário, que conta com o apoio de todos na luta contra os problemas económicos e sociais derivados da pandemia. “Atravessamos um período controverso. E apenas juntos poderemos vencer esta batalha, sem esquecer esta importante ajuda, empenho e trabalho de todos os profissionais de saúde e técnicos da acção social que estão na linha da frente neste combate pela vida. Neste contexto, a Junta de Freguesia lançou uma campanha de solidariedade com o nome “Abragão Solidário – COVID19”, enquadrada no apoio social, e na prevenção e combate ao COVID-19. Uma medida que vai permitir reforçar a segurança dos técnicos de saúde, ajudar todos aqueles que precisam de suporte de ventilação para vencer a doença e apoiar a nossa instituição de solidariedade social de Abragão para continuar a tratar dos mais idosos e dos mais desprotegidos”.

“Apelamos ao contributo de todas as pessoas, de todas as empresas, de todas as associações para se juntarem a esta causa. Apenas e só juntos poderemos transformar esta vontade numa realidade e ajudar quem mais precisa neste momento. Os donativos podem ser enviados para a seguinte conta com o número NIB: 0045 1344 4013 2057 6842 1 e o IBAN: PT50 0045 1344 4013 2057 6842 1 (Junta Freguesia de Abragão). O valor angariado será distribuído (50%) para reforçar a segurança dos técnicos de saúde, ajudar todos aqueles que precisam de suporte de ventilação para vencer a doença e (50%) para apoiar o trabalho do Centro Social no seu trabalho social junto dos mais idosos e mais desprotegidos. Todos os donativos farão parte de um livro onde vai constar (com a respetiva autorização) o nome de cada pessoa, empresa ou associação que oportunamente será divulgada. O convite está feito e apelamos à divulgação da campanha de solidariedade “Abragão Solidário – COVID19”. Vamos unir todos os esforços em Abragão e ajudar quem mais precisa neste momento difícil de combate à doença e de apoio aos mais desprotegidos. Apelamos a todos para que os donativos de Abragão sejam canalizados para esta campanha de solidariedade em nome de Abragão e dos Abragonenses, aqui representada por uma entidade pública que é a Junta de Freguesia de Abragão”.