Slider

Quadra festiva na aldeia em xisto de Quintandona estreia mercadinho de natal

Os trabalhos de preparação da iniciativa designada “Quintandona em Natal” decorrem já há 15 dias e contam com a colaboração da Associação para o Desenvolvimento de Lagares

FOTO: Armindo Mendes (Direitos Reservados)

A Aldeia Preservada de Quintandona, em Lagares, Penafiel, vai voltar a decorar-se de Natal e, oferecerá, este ano, como novidade, aos milhares de visitantes esperados, um mercado com produtos alusivos à quadra, disse ao Expresso de Penafiel o presidente da CasaXiné.

 

Segundo Belmiro Barbosa, os adornos das ruas e das casas em xisto, à semelhança do ano passado, “vão ser baseados em materiais provenientes da natureza”.
A iluminação, revelou, “será reforçada” e será, ainda, criado, um Mercado de Natal, dinamizado pelas associações locais.
O Centro Interpretativo de Quintandona, acrescentou, também irá estar aberto das 14:00 às 23:00 e terá, além dos habituais produtos em exposição, uma feirinha com artigos alusivos ao natal e aquilo que é tradicional.
Os trabalhos de preparação da iniciativa designada “Quintandona em Natal” decorrem já há 15 dias e contam com a colaboração da Associação para o Desenvolvimento de Lagares (APDL), Câmara Municipal de Penafiel e comunidade local.
“Temos já um grande número de moradores a trabalhar, todos os dias, da parte da tarde, na preparação de tudo aquilo que é a decoração. Estamos num bom ritmo, embora o mau tempo não esteja a ajudar nada. Mas, as pessoas estão muito entusiasmadas”, contou o líder da associação responsável pela promoção e desenvolvimento cultural de Quintandona.

 

FOTO: Armindo Mendes (Direitos Reservados)

 

Lembrando que o objetivo da criação de uma “dinâmica própria de Natal” na Aldeia “é promover a aldeia, e atrair a visita de mais pessoas”, o dirigente associativo assegura que a intenção da organização é “tentar fazer melhor, ainda, do que foi feito no ano passado”.
“A aldeia já é lindíssima, mas decorada fica ainda mais”, sustentou, dando nota de que, em 2021, na 1ª edição da iniciativa, “passaram por ali milhares de pessoas”.
A inauguração de “Quintandona em Natal” está prevista para o dia 08 de dezembro e decorrerá até 07 de janeiro.